sábado, 23 de agosto de 2014

União das Comunidades para aprender corte e costura

Com objetivo de capacitar mais mão de obra e unir as comunidades, o Grupo das mulheres artesãs da Enseada da Baleia estenderam a oportunidade pra mais mulheres das comunidades vizinhas, participarem da oficina de corte e costura para confecção de camisetas.
Com dois módulos, finalizando no dia 13 de julho tendo como oficineira Gisele Villar e a participação direta de 21 mulheres das comunidades do Costão do Marujá, Pontal de Leste, Barra do Ararapira e Enseada da Baleia, contando com participação de todos da comunidade para transporte, alimentação e organização com mão de obra voluntária.
O encontro foi muito mais que uma oficina de corte e costura foi uma união de mulheres e comunidades em busca de oportunidade de trabalho e muita vontade de aprender.


domingo, 15 de junho de 2014

Enseada da Baleia estende oficina de corte e costura para outras comunidades

            Assumimos trabalhar juntas unindo forças, juntando talentos, nos preocupando com que todas estivessem bem com que estavam fazendo e com a vontade de cada uma. Assim estamos crescendo como grupo, como pessoa, buscando conhecimento, e estendendo esse conhecimento a mais mulheres, que como nós não pensa somente no retorno financeiro, mas em estar juntas, rindo, trabalhando e aprendendo. Assim as coisas acabam vindo e acontecendo.
Por isso no dia 14 de Junho saímos para divulgar o curso de corte e costura que vai acontecer nos dias, 27, 28 e 29 de junho na Enseada da Baleia, contando com participação das mulheres da Vila Rápida, Ponta de Leste, Barra do Ararapira e Enseada da Baleia. E como diz Idalina (da Vila Rápida) Curso é tudo que precisava, aprender com todas juntas melhor ainda!!!!!!!!
           






sexta-feira, 6 de junho de 2014

Grupo de Mulheres da Enseada trabalhando na Confecção

     O grupo de Mulheres da Enseada se divide em dois grupos de trabalho para confecção de 4000 peças para Petrobrás.
     Um grupo trabalha no corte, costura e acabamento da bolsas (ecobag), e outro grupo trabalha na arte e estampa das peças.
O trabalho tem trazido muita experiência ao grupo, aprendendo a fazer a gestão de todos produtos, e principalmente gerando renda.
 
                                       
                                      

terça-feira, 22 de abril de 2014

 O grupo de costura do Projeto Mãos de Coração do IDESC realizou intercâmbio no dia 29 de março para conhecer o trabalho do grupo de artesanato e costura das Mulheres do Mandira estendendo até a Rede Cananéia para conhecer o trabalho e gestão do grupo das Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia. 


Segundo Tatiana Cardoso a experiência para as mulheres da Enseada foi muito boa por que o grupo pode contar como esta o trabalho, como ele foi organizado, como ele é feito dentro de uma comunidade onde não tem tecnologia mas é grande como grupo, pela gestão compartilhada, pelo trabalho em equipe, onde é respeitado o trabalho e o tempo de cada uma. E a troca de experiência nos ajuda muito no aprendizado em grupo e nos faz crescer como pessoa. 




quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Desfile da Coleção Verão na Feira de Economia Solidária

No dia 14 de dezembro aconteceu o desfile das peças da Coleção verão das artesãs da Enseada. O desfile foi muito bom para o grupo, por que além das peças comercializadas e contatos feitos, ele deu mais auto-estima para o grupo, as peças ficaram lindas e as artesãs já estão pensando em novas peças para o próximo desfile.







segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Comunidade da Enseada da Baleia realiza mutirão para construção do centro comunitário

Com parceria da Prefeitura de Cananéia e mão de obra comunitária, é construído o novo Centro comunitário da Comunidade da Enseada da Baleia, com almoço com todos para comemorar o trabalho em equipe.

 O espaço foi construído para reuniões, encontros e festas comunitária, e vai ser usado para festa de São Sebastião nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. Tendo como atração: Programação esportiva, e show ao vivo de teclado, recebendo nesses três dias visitantes de Cananéia, comunidades vizinhas e turistas.


A organização da festa é feita com divisão de responsabilidades para que a festa aconteça de forma organizada para receber os visitantes da melhor maneira e que todos saiam satisfeitos.